- Bacharelado
-
Licenciatura
- - Artes Visuais
- - Ciências Biológicas
- - Ciências Sociais
- - Filosofia
- - Física
- - Geografia
- - História
- - Letras – Português
- - Matemática
- - Música
- - Pedagogia
- - Química
- Pós-Graduação
-
Pós-Graduação (Presencial)
- - AEE – Atendimento Educacional Especializado
- - Alfabetização e Letramento
- - Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual (DI)
- - Informática na Educação
- - Metodologia de Biologia
- - Metodologia de Espanhol
- - Metodologia de Geografia
- - Metodologia de Matemática
- - Metodologia do Ensino de Sociologia e Filosofia
- - A Arte de Contar Histórias
- - Africanidades
- - Arte e Musicalidade
- - Arte Terapia
- - Arte, Educação e Terapia
- - Criminologia
- - Direito Aplicado à Educação
- - Docência no Ensino Superior
- - Educação a Distância
- - Educação Ambiental
- - Educação de Jovens e Adultos
- - Educação Especial com Ênfase em Deficiência Auditiva (DA)
- - Educação Especial com Ênfase em Transtorno Global de Desenvolvimento
- - Educação Especial e Inclusão
- - Educação Física Escolar
- - Educação Fundamental
- - Educação Infantil
- - Educação Multicultural
- - Educação Musical
- - Enfermagem do Trabalho
- - Gestão da Produção
- - Gestão da Saúde da Pessoa Idosa
- - Gestão da Saúde Pública
- - Gestão de Logística Empresarial
- - Gestão de Negócios e Marketing
- - Gestão de Pessoas
- - Gestão de Projetos
- - Gestão de Recursos Humanos
- - Gestão de Serviços em Saúde
- - Gestão do Trabalho Pedagógico (Sup. Orient. Insp. Adm Escolar)
- - Gestão e Auditoria em Serviços da Saúde
- - Gestão Escolar
- - Gestão Hospitalar
- - Gestão Pública
- - Libras
- - Língua Portuguesa e Literatura
- - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
- - Matemática Financeira e Estatística
- - MBA – Gerenciamento de Projetos
- - Metodologia de Física
- - Metodologia de História
- - Metodologia de Inglês
- - Metodologia de Química
- - Metodologia do Ensino de Artes
- - Metodologias e Práticas Educativas
- - Neuroeducação
- - Neuropsicopedagogia
- - Nutrição Esportiva
- - Nutrição Ortomolecular
- - Pedagogia Empresarial
- - Pedagogia Hospitalar
- - Prática Ortomolecular
- - Psicomotricidade
- - Psicopedagogia Clínica
- - Psicopedagogia Institucional e Clinica
- - Psicopedagogia Sistêmica e Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional
- - Saúde Coletiva com Ênfase em PSF
-
Segunda Licenciatura
- - Artes Visuais
- - Ciências Biológicas
- - Ciências Biológicas
- - Ciências Sociais
- - Filosofia
- - Física
- - Geografia
- - História
- - Letras – Português
- - Matemática
- - Música
- - Pedagogia
- - Pedagogia
- - Pedagogia
- - Química
- Técnico
- Tecnológicos
O Curso de Graduação – Licenciatura em Química está voltado à formação de profissionais para atuarem como educadores na área da química, nas escolas de ensino fundamental e médio, e outros campos afins onde se faz necessária a presença deste profissional.
Perfil do curso
Compreender os conceitos, leis e princípios da Química. Compreender as propriedades físicas e químicas dos principais elementos e compostos, que possibilitem entender e prever o seu comportamento físico-químico, aspectos de reatividade, mecanismos e estabilidade.
Elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Química para o ensino médio. Analisar, selecionar e produzir materiais didáticos. Analisar criticamente propostas curriculares de Química para a educação básica;
Desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;
Perceber a prática docente de Química como um processo dinâmico, um espaço de criação e reflexão;
Contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica. Ter formação humanística que permita exercer permanente sua cidadania e, enquanto profissional, respeitar o direito à vida e ao bem estar dos cidadãos.
O objetivo deste curso de Licenciatura em Química é a formação de professores para o ensino médio, bem como para que sejam educadores, tendo sempre consciência de que essa formação é conseqüência de um ensinar que não deverá descuidar dos aspectos formativos, sabendo acolher a diversidade social e respeitar as múltiplas inteligências.
As habilidades e competências adquiridas ao longo da formação do licenciado em Química tais como o raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de resolver problemas, deverão fazer do mesmo um profissional capaz para uma carreira na qual a Química seja utilizada de modo essencial, assim como para a realização de um processo contínuo de aprendizagem.
Objetiva ainda promover sólida formação teórico-prática e profissional nos campos da educação e das ciências naturais de forma integrada e contextualizada.
Duração: 18 meses – Aproveitamento de Carga horária de Licenciatura anterior