O curso analisa o processo educativo em suas dimensões histórico e social, refletindo sobre os fundamentos da Educação e os contextos que a determinam.
Perfil do curso
Pretende-se que o Pedagogo demonstre capacidade de compreensão dos conhecimentos pedagógicos e dos conteúdos disciplinares específicos e respectivas metodologias; demonstre capacidade de implementação de projetos educativos consoantes com a diversidade cultural contemporânea e que contemplem as diversas esferas do social – ética, estética, científica, tecnológica e cultural; demonstre capacidade de mobilização de conhecimentos e tecnologias para intervir efetivamente em situações pedagógicas concretas, numa articulação com o processo de reflexão da escola, dos recursos humanos, metodológicos, técnicos e operativos, por meio de práticas participativas e do desenvolvimento da sensibilidade ético-profissional, implicando responsabilidade social e atuação por uma sociedade justa e solidária.
O curso tem como objetivo:
– Formar o profissional da Educação contemplando suas três dimensões: a pessoal, a profissional e a institucional, para ser capaz de tomar decisões sobre suas ações, fazer opções, refletir na ação sobre ela;-• Sensibilizar o aluno sobre a importância da construção percursos pessoais e transformação continua do processo ensino e de aprendizagem para acompanhamento das mudanças do mundo;
– Formar profissionais que sejam continuamente estudiosos e investigadores do processo ensino e de aprendizagem, ao longo de sua atividade docente ou não docente;
– Tornar o aluno apto para:
I. O exercício da docência na Educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em espaços educativos formais e não formais;
II. O exercício para as atividades de gestão, elaboração, acompanhamento e avaliação, dos sistemas de ensino e espaços educativos, escolas e outros espaços;
III. A produção e difusão do conhecimento no campo educacional;
– Garantir a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, por meio de um trabalho conjunto de teoria, da prática, dos estágios, da pesquisa e da prestação de serviços para a comunidade;
– Eleger a situação educacional como base para definir os saberes relativos aos diferentes campos das ciências que farão parte da formação do pedagogo que se pretende: autônomo, crítico e com identidade própria;
– Levar o aluno a conhecer e refletir com profundidade os fundamentos históricos, filosóficos, sociais, políticos, econômicos, psicológicos e antropológicos da Educação;
– Preparar o pedagogo para que ele saiba fazer a reflexão sobre a reflexão na ação e construir sua própria forma pessoal de conhecer.
Informações do curso
Especificidade: licenciatura
Duração: 8 semestres
Coordenador: Doroti de Oliveira Rosa Macedo
Ato legal: Portaria MEC nº559/2006.